Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

riscos_e_rabiscos

.

.

* Há coisas que me surpreendem... *

Na minha turma em que dei aulas hoje, fiz a explicação de um verbo no quadro. Para clarificar melhor a explicação, utilizei diferentes cores nos sublinhados e nas setinhas.

 

Pedi aos alunos para registarem no caderno e, logo de seguida, um deles pergunta-me se podia utilizar caneta vermelha. Respondi que sim e expliquei que só deveriam usar a caneta vermelha para títulos, setinhas, sublinhados e jamais para escrever textos, por exemplo, pois era considerado falta de educação. Muito prontamente, uma aluna diz-me, espantada, que a professora titular não os deixava usar a caneta vermelha porque era sinal de má-educação!

 

Caiu-me o queixo ao chão - que apanhei disfarçadamente - e respondi que a professora na aula dela faria como bem entendesse. No entanto na minha dava-lhes autorização para usarem a caneta vermelha assim como outras cores, nas situações que tinha mencionado. 

Really? Escrever um título a vermelho é falta de educação? Nunca o foi! Aliás, na minha primária escrevíamos os títulos das redações - sim, era o que chamávamos às composições - por indicação da professora.

 

Para encerrar o assunto, e porque sei que os miúdos partilham da mesma paixão que eu de ter várias canetas e de várias cores, dei-lhes autorização para usarems as cores que quisessem nas minhas aulas em tudo, menos para escrever textos ou frases.

 

redink.jpg